-
O intuito, afirma secretário ao apresentar app de bloqueio, é transformar o celular roubado em um 'pedaço de metal inútil'.
-
Com o Celular Seguro, governo planeja otimizar o bloqueio de dispositivos roubados. Secretário Ricardo Cappell, diz que o celular é o 'maior patrimônio' que as pessoas carregam consigo.
- Por Camilla Ribeiro
- 19/12/2023 18h39 - Atualizado há 10 meses
O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, declarou nesta terça-feira (19), durante o lançamento do aplicativo para facilitar o bloqueio de telefones, que a meta é tornar o dispositivo furtado em "um pedaço de metal inútil" .
"Nosso objetivo é transformar o aparelho roubado em um pedaço de metal inútil" completou o secretário.
Conforme Cappelli, o governo está implementando uma solução para acelerar o bloqueio, uma vez que o celular tornou-se o "maior patrimônio" que as pessoas carregam consigo.
"Estamos trabalhando como coordenadores de um processo de inibir um delito, que é um dos que mais afligem a sociedade brasileira, que é o roubo e furto de aparelho celular, que passou a ser o maior patrimônio que as pessoas carregam no dia a dia, com o desuso do dinheiro em cédula.”
“As pessoas carregam muitos dados nos aparelhos, vimos a necessidade de intervir nesta necessidade", finalizou o secretário.
Como irá funcionar
O app é denominado Celular Seguro. O app já está disponível para navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge e ganhará, na quarta-feira (20), aplicativos para Android e iPhone (iOS).
Para as vítimas de furto de celular poderão avisar de uma vez várias instituições parceiras do governo, exemplo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e bancos.
Caso o plano atinga a realidade, o indivíduo diminuirá menos tempo para entrar em contato com cada instituição
Entretanto, não há nenhuma garantia de bloqueio imediato.
A associação de operadoras de telefonia menciona um prazo de até 6 horas para enviar a solicitação às operadoras, seguido por 1 dia útil para efetivar o bloqueio da linha.
Alguns bancos integrantes mencionam bloqueio imediato, porém outros têm prazo de até meia hora, a partir do recebimento do alerta feito pelo app.